segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia Internacional da Igualdade Feminina



Ontem dia 26 de agosto foi comemorado o dia internacional da igualdade feminina! Alguém sabia? Eu não - só soube quando ouvi no rádio.

Me incomoda precisar ter um dia para se "comemorar" isso. Não deviam haver diferenças! Todo mundo devia achar comum uma mulher trabalhar em qualquer um dos ramos profissionais. Mulher mestre de obras? Mulher mecânica de automóveis? Mulher taxista? Sim, e dai?

Infelizmente, somos filhas de uma sociedade patriarcal - onde o homem era o personagem principal -, onde a mulher passou séculos esquecida. Isso vem melhorando ao longo do tempo, graças a Deus. Mas é uma pena que isso ainda reflita no pensamento machista que resiste até hoje em todos os cantos do pais (e não é coisa de região e sim, de ignorância não só de homens, mas de mulheres também)

Você sabia que somente na Constituição de 1988 foram assegurados direitos para mulher? Nela, consolidou-se a igualdade entre os sexos, a proibição de distinções de qualquer natureza, dentre outras vantagens para as mulheres. Como principais avanços relacionados diretamente à mulher, destaca-se o inciso I do art. 5o, que consagrou o sonho de igualdade de direitos e deveres de todas as pessoas, independentemente de cor, raça, sexo etc.: "I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição". A partir de então, a sociedade de uma forma geral começou a se manifestar em favor disso. Mesmo assim, quando uma decisão é tomada tarde, ela demora a ser assimilada, não é?
No Brasil, a partir da década de 80, foram criados: delegacias especiais de atendimento à mulher, centros de saúde para dar atenção a mulheres vítimas de violência física e abrigos destinados a mulheres que sofrem violência doméstica.
Os serviços existem, as leis estão ai. E a cabeça das pessoas? Será que muda? Ainda existem homens provendo se incomodando quando a mulher - eventualmente - ganha mais, resolvendo as coisas na porrada, pagando menos as mulheres de suas empresas pela mesma competência que um homem… E INFELIZMENTE, ainda existem mulheres que se calam frente a isso, que acham que merecem levar porradas (pois seus pais as criaram assim), que não são inteligentes e boas ao bastante para viver sem seus homens ou para ganhar mais que eles… e que acabam morrendo por conta de relacionamentos doentios ou tendo suas carreiras estagnadas por conta de preconceitos.

Acho que as mulheres têm a grande chance de virar a mesa. Muitas delas têm a coragem de parir, dar conta de mil coisas ao mesmo tempo, mas precisam encontrar a força para viver bem, denunciar os agressores e buscar uma vida melhor - por mais difícil que isso pareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário